Apesar das eleições gerais trazerem um volume menor de trabalho aos cartórios eleitorais nos municípios, as zonas eleitorais precisam deixar tudo pronto para as votações de Presidente da República, Senadores e Deputados em todo país.
Assumindo o trabalho administrativo de organizar os locais de votação, distribuir os mesários, colher os votos e transmitir para a sede estadual do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), em Natal, as zonas que funcionam em Mossoró já trabalham nesse sentido.
A partir de 16 de agosto, quando passa a ser permitida a propaganda eleitoral, as 33ª e 34ª (Mossoró), 58ª (Baraúna e Serra do Mel) e 49ª (Upanema, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado), todas sediadas em Mossoró, também ficarão responsáveis pela fiscalização dos atos de campanha realizados pelos candidatos.
Já o TRE/RN em Natal será o responsável pelos registros de candidaturas, prestações de contas, possíveis cassação de registros ou de eleitos.
Durante eleições municipais, as zonas eleitorais concentram todo esse trabalho.
O chefe de cartório da 33ª zona eleitoral de Mossoró, Luiz Sergio Monte, falou sobre o trabalho no programa Cenário Político, da TV Cabo Mossoró (TCM), na última terça-feira (24). Assista à entrevista completa no site da TCM.