sexta-feira, 16 de abril de 2021

Governo do RN e FEMURN reforçarão fiscalização de protocolos sanitários nos municípios

Pandemia segue preocupante com ocupação de leitos críticos acima de 90% e pelo lento envio de vacinas por parte do Governo Federal

Foto: Pedro Santiago - Asecom

O Governo do RN e a Federação dos Municípios do RN (FEMURN) vão atuar em conjunto na fiscalização dos protocolos sanitários de combate à COVID-19 nos municípios potiguares. As ações serão reforçadas já no próximo fim de semana e se estenderão aos próximos dias, incluindo o feriado de 21 de abril (Tiradentes).

Os secretários Fernando Mineiro - de Gestão de Projetos e Metas - e Francisco Araújo - Segurança Pública - se reuniram nesta quinta-feira (15) com Anteomar Pereira da Silva ("Babá"), representante da FEMURN, para definir as ações de fiscalização para o cumprimento do que determina o Decreto Nº 30.490, publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. 

O novo decreto prorroga as medidas restritivas de combate à pandemia em todo o Rio Grande do Norte até o dia 23 de abril. Fica mantido o toque de recolher de segunda a sábado, das 20h às 6h do dia seguinte, e em tempo integral aos domingos e feriados, além das demais restrições do decreto anterior.

Diante da taxa de ocupação de leitos críticos no estado ainda se mantendo elevada, variando entre 95% e 100% em todas regiões, é ainda mais importante agora o cumprimento das restrições e dos protocolos sanitários já conhecidos – como o uso de máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social. A situação ainda é agravada pelo lento envio das vacinas por parte do Governo Federal. 

“A pandemia continua e temos agora estas variantes do vírus que são mais preocupantes. Não podemos relaxar, pelo contrário, precisamos unir forças para que o decreto seja cumprido”, lembrou Fernando Mineiro, também coordenador do Pacto pela Vida, ação de articulação entre Estado e Prefeituras no combate aos efeitos do novo coronavírus.

O secretário de Segurança Pública Cel. Francisco Araújo e seu secretário-adjunto, delegado Osmir Monte, e garantiram a presença das forças de segurança pública (Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros) para dar suporte às equipes dos municípios no cumprimento das normas estabelecidas nos decretos estaduais e municipais. “Vamos orientar a população, donos de negócios, a cumprirem o toque de recolher e as outras medidas. Não podemos deixar essa fiscalização cair”, lembrou. 

Presente à reunião, Ivanildo Filho, prefeito de Timbaúba dos Batistas, relatou que no seu município “os leitos críticos e clínicos estão totalmente comprometidos” e que por esse motivo vai editar um decreto ainda mais rígido do que o do governo e aconselhar os demais prefeitos de sua região a fazerem o mesmo. 


*Com informações do Governo do RN