Ainda não se sabe se todas as candidaturas vão prosperar. Daqui para as convenções, no dia 16 de setembro, muitas variáveis deverão definir a viabilidade, ou não, dos nomes que se colocam.
Mas dentre as pré-candidaturas que se apresentam em Mossoró para a majoritária, cinco são de mulheres.
Rosalba Ciarlini, Isolda Dantas, Angela Schneider, Irmã Ceição e Claudia Regina (Montagem: Blog Carol Ribeiro) |
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tentará a reeleição, é uma das pré-candidatas garantidas à disputa. Tentará o quinto mandato no Executivo Municipal.
Isolda Dantas (PT) é presidente do PT em Mossoró, ex-vereadora e hoje deputada estadual. Conseguiu popularizar a sigla no município para além dos muros intelectuais acadêmicos e ampliou a filiação jovem, negra, feminina e LGBT. Conta com isso para viabilização da candidatura.
Claudia Regina (DEM) é o elemento novo na corrida de 2020. Com candidatura possibilitada pelo adiamento das eleições, pode oficializar postulação nas próximas semanas. Após as 13 cassações em 2013, é hoje rival de Rosalba Ciarlini e vem trabalhando desde então para voltar à vida pública.
Leia Mais:
Já a dra Ângela Schneider (PRTB) é uma das alas do Bolsonarismo em Mossoró. A ortodontista foi uma das pessoas que mais trabalhou pela coleta de assinaturas na cidade para criação do Aliança pelo Brasil. O projeto ainda não vingou, mas Ângela se coloca como um dos nomes da direita conservadora a almejar o Executivo mossoroense.
Ainda tem Maria da Conceição Cesáreo, a Irmã Ceição (PTB): em 2008 obteve 130 votos a vereadora pelo PSL. Como suplente, chegou a ocupar cadeira na Câmara Municipal durante um mês em 2012 em face de afastamento de Maria das Malhas. Em 2018, foi candidata a deputada estadual pelo PT e conseguiu 412 votos em Mossoró e 627 no estado.
Além do PT, a esquerda teve a pré-candidatura de Telma Gurgel (PSOL) anunciada, mas em seguida retirada. Ela será candidata a vereadora.
Pré-candidatos
Entre os homens, estão Allyson Bezerra (Solidariedade), Gutemberg Dias (PCdoB) e dr Daniel (PSL). Jorge do Rosário (PL) se colocou como pré-candidato, mas já admitiu que poderá ser vice de Rosalba Ciarlini.
Nota do Blog - A presença feminina em pleitos eleitorais é importante para que as mulheres discutam sobre temas que atingem suas vidas diretamente. A representatividade feminina em cargos públicos pode ampliar a discussão sobre direitos da mulher. Em breve o Blog abordará detalhamento sobre este tema.
Postar um comentário