(Foto: assessoria) |
Utilizando o horário destinado aos deputados, que encerra as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa, Vivaldo Costa (PSD) e Cristiane Dantas (SDD), ressaltaram a data de 3 de novembro que comemora 80 anos da instituição do voto feminino no Brasil, pelo presidente Getúlio Vargas.
Cristiane apelou para maior incentivo à participação de mulheres na política, e Vivaldo elencou nomes de mulheres que fizeram história, reforçando o discurso do deputado Francisco do PT em seu pronunciamento no horário destinado às lideranças.
“O deputado Francisco foi ‘contaminado’ pelo espírito de Juvenal Lamartine, governador e senador do Rio Grande do Norte, que lutou pelo direito do voto feminino. Foi influenciado pelo ex-governador José Augusto Bezerra de Medeiros, que deu o direito à mulher votar no Estado”. Vivaldo citou ainda que o colega parlamentar deve ter se inspirado ainda, ao discursar no plenário da Assembleia sobre o tema, no voto da caicoense Júlia Medeiros, documentada pelo Memorial da Assembleia, como a primeira mulher a exercer o voto.
“O deputado Francisco também deve ter lembrado da currais-novense Maria do Céu Fernandes, primeira mulher a se eleger deputada federal no Brasil. O parlamentar reforçou o discurso do colega em relação à força feminina da governadora Fátima Bezerra (PT), ao derrotar oligarquias que dominaram o Estado por muitos anos, e comentou sobre artigos publicados na imprensa sobre as eleições de 2020 em todo o país, que deverão mostrar a importância do papel da mulher na política.
A deputada Cristiane Dantas parabenizou o deputado Vivaldo pelo discurso, e apelou para maior participação da mulher na política, citando a própria Assembleia como ainda pouco representativa. “Temos uma participação tímida ainda em todo o mundo, e aqui no Rio Grande do Norte somos apenas 3 deputadas estaduais no universo de 24 cadeiras na Assembleia”, disse a deputada.
Postar um comentário