Esta deve ser uma etapa longa. Pela estimativa da Sesap, o público de pessoas com comorbidades no RN atinge mais de 260 mil pessoas
(Foto: Secom/PMM) |
Em Mossoró já foi iniciada, mas no restante do Estado a terceira etapa do Plano de Imunização, aquela destinada aos pacientes com comorbidades, ainda não tem data para começar, e depende de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O órgão, no entanto, já autorizou o início da fase aos estados e municípios com condições.
A informação foi repassada ao Blog pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap/RN).
De acordo com o Plano Estadual de Imunização, as comorbidades definidas são: Diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. O plano está disponível para consulta aqui.
Esta deve ser uma etapa longa. Pela estimativa da Sesap, o público de pessoas com comorbidades no RN atinge mais de 260 mil pessoas.
Só depois é que será iniciada vacinação para a faixa de 59 abaixo para as pessoas sem comorbidades.
No RN mais Vacina é possível enviar o documento que comprove a sua comorbidade, um atestado médico. Além disso, haverá um link direto com o HiperDia - programa de hipertensos e diabéticos da Atenção Primária - onde estará disponível uma listagem das pessoas que possuem estas comorbidades. As outras comorbidades também poderão ser comprovadas a partir de atestados médicos.
Outras informações podem ser acessadas no site do RN Mais Vacina.
*Com informações da Ascom/Sesap
Postar um comentário