Atualmente, apenas lactantes com bebês de até 6 meses podem receber a vacina
Proposta foi defendida na sessão desta terça-feira (22) (Foto: Edilberto Barros) |
Com o objetivo de ampliar e fazer justiça à mãe que amamenta por um período maior, a vereadora Carmen Júlia (MDB) defende a inclusão das lactantes de crianças com até dois anos de idade. A vereadora destacou ainda que a vacinação de uma lactante acaba beneficiando os bebês com os anticorpos da mãe.
A parlamentar ressaltou que a criança não pode usar máscara, por isso se ela continua sendo amamentada, por exemplo, até os dois anos, precisa que sua mãe esteja imunizada.
Estudos comprovam que é possível que a lactante transmita algum tipo de doença para o bebê, por isso é importante ser vacinada também contra a Covid-19. “Nós enviamos essa proposta à governadora Fátima Bezerra, pedindo inclusive o apoio da vereadora Marleide Cunha e da deputada Isolda ao nosso pleito”, comentou.
Ao fazer uso da palavra, a vereadora Marleide confirmou o apoio e afirmou que já tratou do tema com autoridades do Estado.
Doação de leite materno
Além da inclusão das lactantes nas ações contra a Covid-19, a parlamentar do MDB também propôs a criação de uma campanha de doação de leite. Propõe Carmen Júlia que a mãe lactante no momento da vacinação também possa doar o leite materno, quando for possível.
Diante do sucesso da campanha Vacinação Solidária, a vereadora espera que sua proposta seja acatada, já contando inclusive com o apoio da secretária municipal de saúde, Morgana Dantas e da direção do banco de leite, através de Adilene Torquato. “Adilene inclusive propõe também a doação de frascos para receber o leite, que pode ser feito pela própria lactante ou qualquer pessoa que receba a vacina”, informa Carmen Júlia, acrescentando que esse frasco tem que ser de vidro com tampa.
Postar um comentário