Em audiência com o presidente da Fiesp, em São Paulo, governadora anuncia a realização da segunda edição do RN Invest
Com o arrefecimento da pandemia que afetou o ambiente de negócios no Brasil, o Governo do Estado vai ampliar as ações visando atrair mais investimentos privados, a começar pela segunda edição do RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte. O comunicado foi feito pela governadora Fátima Bezerra em reunião nesta quarta-feira (18) com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Josué Gomes da Silva, na capital paulista. A Fiesp representa 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais.
Voltada para o público empresarial, o evento busca apresentar as vantagens competitivas do Rio Grande do Norte e o seu potencial de atrair novos investimentos, especialmente a partir de ações desenvolvidas pelo Estado, como novos regimes de benefícios fiscais. O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) é responsável por mais de 27 mil vagas de empregos diretos no RN. O programa apoiou 200 empresas nos últimos três anos, criando um ambiente atrativo para investimento.
A governadora Fátima Bezerra destacou que o Rio Grande do Norte vive hoje uma nova realidade, e citou avanços conquistados desde a realização da primeira edição do RN Investe, em novembro de 2019. "Encontramos um Estado quebrado, com salários atrasados, devendo a fornecedores e prestadores de serviço. Com trabalho sério e responsável, conseguimos sanear as finanças, corrigindo o desequilíbrio fiscal, financeiro e orçamentário que encontramos. Com a recuperação da capacidade de investimento, o Rio Grande do Norte entra em um novo ciclo de progresso não só do ponto de vista econômico, mas do social também. Nesse contexto, ficou definida a realização de mais uma edição do RN Invest, o RN Invest II", disse a governadora.
Empresário que investe no RN, através da Coteminas, Josué Gomes se colocou à disposição para colaborar com a realização do evento, destacando o grande potencial que o Estado tem na área de energias renováveis - eólica e solar - e produção de hidrogênio verde. Ele lembrou que o RN tem papel de destaque na necessária e urgente transição energética que o Brasil e o mundo tanto demandam.
Com mais de 200 parques eólicos em funcionamento e sete projetos de parques eólicos offshore atualmente em processo de licenciamento junto ao Ibama, o Rio Grande do Norte mantém a liderança nacional no segmento, com mais de 6,7 GW de potência instalada. O Estado fechou 2021 com mais de R$ 13 bilhões captados para construção de parques nos próximos anos.
Participaram da audiência o assessor da presidência da Fiesp, Antônio Machado; o empresário Adriano Silva, da Coteminas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; a assessora do Gabinete Civil, Laíssa Costa; o coordenador executivo do Programa Nova Escola Potiguar, Pedro Lima.
*Com informações da ASSECOM/Governo do RN
Postar um comentário