Na comparação, Lula perdeu votos e Bolsonaro cresceu durante a campanha, mas vantagem continua ampla para ex-presidente
A pesquisa TCM/TS2 perguntou aos eleitores do estado: ‘se a eleições fossem hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para presidente da república?’. Luís Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 52% das intenções de voto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta a reeleição aparece com 31%.
O terceiro mais citado é Ciro Gomes (PDT) com 7%. Branco, nulo e nenhum somam 5%, já os que não sabem ou não responderam são 3%.
As candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem cada uma com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram 1%, são eles: Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Leo Péricles (UP), Felipe D’Ávila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).
Evolução da aprovação
Esta é a terceira pesquisa realizada pelo Grupo TCM no âmbito estadual, usando a mesma metodologia, então é possível comparar a evolução das intenções de voto para a presidência da república.
O ex-presidente Lula vem perdendo terreno apesar da ampla vantagem. No primeiro levantamento em abril tinha 56%, agora aparece com 52% – perdeu 4 pontos percentuais entre as pesquisas. O candidato à reeleição Jair Bolsonaro viu suas intenções de voto subirem 9% entre o primeiro e o último levantamento. Saiu de 22% para os atuais 31%.
Informações sobre a pesquisa
A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2022.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro. Os percentuais podem eventualmente não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.
A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob os números BR–07441/2022 e RN-05010/2022.
Postar um comentário