WhatsApp

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

UFRN não reconhece irregularidade na utilização de repasses do Ministério da Saúde

Em nota de esclarecimento, Universidade informa que contrato objeto de investigação da PF já havia passado por avaliação e aprovação do TCU

(Foto: web)

O esclarecimento foi divulgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta terça-feira (24), após análise do Processo que culminou na busca e apreensão realizada em 19 de janeiro. Veja nota abaixo:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comunica que, após ter acesso ao teor do Processo n° 0809385-11.2022.4.05.8400, relativo à operação de busca e apreensão realizada em 19 de janeiro de 2023, verifica-se que envolve o contrato celebrado em 2017, entre a UFRN e a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), com a finalidade de desenvolvimento de pesquisa aplicada “Sífilis Não”, com recursos do Ministério da Saúde.

Leia Mais

Laboratório da UFRN é alvo de operação da PF por desvio de recursos públicos federais

Em projetos dessa natureza, os recursos recebidos pela Universidade são repassados à Fundação, para execução do plano de trabalho, em conformidade com a Lei 8.958/1994, que dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio. O referido projeto já foi objeto de apreciação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o qual emitiu o Acórdão Nº 908/2022 – TCU – Plenário, onde não foi apontada qualquer irregularidade à Universidade. Seguindo o mesmo entendimento, não houve irregularidade atribuída à UFRN no referido Processo e, consequentemente, não houve qualquer bloqueio em recursos da instituição.

A Universidade reitera seu compromisso com a transparência e governança, tendo como resultado, em 2021, o 1° lugar em transparência ativa na Administração Pública Federal, conforme a Controladoria-Geral da União (CGU), além do 2° lugar no Índice Integrado Governança e Gestão (IGG) do TCU. 

Nesse sentido, a UFRN sempre esteve e permanecerá à disposição para colaborar com o que for solicitado, cabendo às pessoas físicas e jurídicas envolvidas no processo prestarem os devidos esclarecimentos.

Natal, 24 de janeiro de 2023.

Postar um comentário

WhatsApp mobile

Receba diariamente nossas postagens pelo WhatsApp! Clique no link e salve o número na sua agenda para receber: