(Imagem: Justa Trama) |
As sementes de algodão agroecológico começaram a ser plantadas por agricultores familiares, iniciando oficialmente a safra 2023 no Rio Grande do Norte. A entrega das sementes foi realizada por meio dos parceiros do Projeto, como Instituto Casaca de Couro, Acopasa/Diaconia e Rede Xique-Xique.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN), juntamente com os escritórios da Emater-RN, já concluíram a distribuição das sementes de algodão, paralelamente com a entrega das sementes crioulas (milho, feijão, fava e sorgo).
Participarão 111 municípios na safra deste ano, e a meta é viabilizar o plantio de 1.304,50 hectares de algodão agroecológico plantados em consórcio com cultivos alimentares. A expectativa de produtividade para 2023 é de 600 quilos de algodão por hectare plantado.
O projeto é coordenado pelo Governo do Estado, por intermédio da Sedraf e Emater-RN. É formado por um arranjo institucional que conta com a participação de diversos parceiros como, Embrapa Algodão, prefeituras, Instituto Riachuelo, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique e Justa Trama.
Postar um comentário