Governadora firma acordo com instituição chinesa para abertura de mercado de mineração potiguar na China
(Foto: SECOM RN) |
Neste sábado (15), em agenda na China, a governadora Fátima Bezerra (PT) esteve no Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), com o vice-presidente Yan Chengyi, onde assinou um acordo de cooperação que irá trazer avanços na implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte.
Segundo o Governo, este é um passo importante para a mineração, especialmente para as pedras preciosas que são extraídas do estado.
A criação do laboratório de gemas, previsto para ser integrado às instalações do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, irá abrir o mercado internacional para os produtores de pedras preciosas do Brasil, com foco principal na China e Ásia e potencial para atingir outras partes do mundo.
Pesquisa e intercâmbio educacional
Também neste sábado, durante simpósio com representantes dos países do BRICS, a governadora assinou um Memorando de Cooperação entre o Governo do Estado e a Universidade Huaqiao para promover cooperação entre universidades e empresas, com promoção de pesquisas, recursos humanos, indicação de talentos, programas de treinamento e intercâmbio educacional.
Memorando
No mesmo evento, mas na sexta-feira (14), a governadora Fátima Bezerra assinou memorando de entendimento entre o Governo do Estado e a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM).
"Assinamos agora um memorando de entendimento com a ASBM para cooperação técnica e científica em recursos minerais, infraestrutura e logística, atração de investimentos e fortalecimento da cadeia produtiva da cadeia mineral do Rio Grande do Norte", afirmou Fátima Bezerra para destacar a importância da missão brasileira e do RN à China para promover o desenvolvimento social e econômico sustentável.
Porto-indústria
A governadora participou também neste sábado (15) de um encontro com representantes de empresas interessadas em investir no programa de produção de hidrogênio verde no estado. Esta é a terceira etapa de negociações, consideradas bastante avançadas, visto que já existe um número considerável de empresas que compraram a ideia.
A reunião aconteceu em Pequim, e durante o evento a própria governadora, representando oficialmente o Brasil, fez a explanação sobre a implantação do porto-indústria no Rio Grande do Norte.
Domingo
No domingo (16), Fátima Bezerra tem um encontro com representantes da província de Hebei e visita a mais nova e moderna cidade da China, a Xiong An.
A agenda inclui visitas a empresas e instituições chinesas que têm interesse em investir no Estado. Na segunda-feira (17), estão previstas visitas às empresas chinesas como a fábrica de Tratores de Sifang, a empresa Zoomlion e à fábrica Debont Corp.
Leia mais
Governo do RN participa da posse de Dilma Rousseff em agenda oficial na China
*Com informações da SECOM RN.
Postar um comentário