A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta sexta-feira (14) a Campanha de Vacinação Antirrábica
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)
Neste primeiro momento, a imunização de cães e gatos aconteceu em pontos estratégicos da cidade e postos itinerantes montados nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber os tutores e seus animais.
A cada semana, todas as sextas-feiras, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), define as estratégias da campanha, disponibilizando o imunizante em novos pontos do município para atender o objetivo da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde prevê a vacinação de 80% da população animal, entre cães e gatos.
No bairro Barrocas, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, um dos postos de vacinação em funcionamento, a movimentação foi intensa durante toda a manhã.
A campanha de vacinação contra a raiva vai até o dia 30 de setembro. “A raiva é uma zoonose, uma das patologias mais letais. Por isso, a imunização é de extrema importância. Essa vacina bloqueia para que o vírus não chegue até o homem. Hoje, nós temos os pets incluídos como membros das nossas famílias. Então, é importante o cuidado sanitário com essa questão”, destacou Genicleyton de Góis, médico veterinário do CCZ.
Neste primeiro dia, as equipes da Prefeitura vacinaram os animais nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Barrocas, Santo Antônio, Abolição III e IV, Alto de São Manoel, Sumaré, Liberdade I, Aeroporto, Alto da Conceição, além de um ponto instalado em frente ao Supermercado Rede 10 no bairro Sumaré.
ZONA RURAL
Na próxima segunda-feira (17), o Centro de Controle de Zoonoses inicia a vacinação contra a raiva nos animais nas comunidades da zona rural do município. Conforme cronograma, a primeira localidade atendida com a ação é a Vila Maísa. Durante a semana, as equipes estarão no Assentamento Oziel Alves e em Pau Branco, também comunidades integrantes do polo Maísa.
“Existe uma metodologia diferente, pois lá a vacinação acontece porta a porta. Nós temos um cuidado, onde cada comunidade recebe nossas equipes, garantindo também a imunização, assim como acontece na zona urbana, das 8h às 11h”, informou o médico veterinário do CCZ.
*Com informações da SECOM/PMM
Postar um comentário