A festa junina de Assú movimentou R$ 84 milhões e Mossoró, R$ 291,8 milhões
Mais de 95% das pessoas que participaram do São João 2023 nos municípios de Assú e Mossoró pretendem voltar para as edições do ano que vem. A informação é resultado de pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio (IFC), que mapeou o perfil dos participantes e a percepção dos empresários. De acordo com o estudo, apresentações musicais e atrações gratuitas foram alguns dos aspectos que receberam avaliações positivas do público.
O movimento gerado pelos eventos também agradou a maior parte dos empresários, que declararam ter faturado mais do que nas edições de 2022. Para 78% dos negócios de Assú, o volume de vendas foi melhor ou igual ao de 2022. Em Mossoró, 74,7% dos empresários afirmaram que o evento junino teve um impacto positivo nos negócios.
Em Assú, foram movimentados R$ 84 milhões, um aumento de 16,2% em relação a 2022; já na capital do Oeste o montante chegou a R$ 291,8 milhões, 103,5% acima no valor do ano passado.
“Esse saldo positivo também se deve muito ao trabalho de planejamento dos comerciantes, que se prepararam bastante para aproveitar o movimento gerado pelos eventos relacionados ao São João. Em Mossoró, por exemplo, os negócios investiram 30% mais, principalmente em estoque, variedade de itens, funcionários e outras melhorias – em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Em Assú, durante o mês de junho, o Instituto Fecomércio entrevistou um total de 200 empreendedores e 550 participantes. No mesmo período, em Mossoró, 253 empreendedores e 654 participantes foram ouvidos. O nível de confiança de ambas as pesquisas é de 95% com margem de erro de três pontos percentuais.
São João de Assú
O levantamento do Instituto Fecomércio (IFC) constatou que mais da metade (57,1%) das pessoas que aproveitaram da programação do São João de Assú não é residente do município. Os turistas que participaram do São João mais antigo do mundo viajaram de outras cidades do Rio Grande do Norte, principalmente Assú (42,9%) e Natal (12,9%). Também foi registrada a presença de visitantes de outros 16 estados.
Além disso, de acordo com a pesquisa, a maior parte das 407 mil pessoas que participaram do São João de Assú se informaram sobre o evento através das redes sociais (66,5%) e decidiram participar por causa da programação de atrações gratuitas (44,5%) – como festas e shows musicais, por exemplo.
O movimento de moradores e turistas teve uma influência positiva para pelo menos 68,5% dos empresários da região Oeste, principalmente de setores como hotelaria (100%) e vestuário (95,7%). Mais de 70% dos negócios locais não sentiram a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, mas se prepararam para o evento investindo na variedade de itens oferecidos (49%) e na ampliação do estoque (46,5%).
Os números foram apresentadas pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, ao prefeito Gustavo Soares, com a presença do presidente do Sindivarejo Assú, Francisco de Assis Barbosa, na terça-feira (18).
Mossoró Cidade Junina
Diferente do que foi apurado em Assú, a maior parte das pessoas que participaram da programação do São João de Mossoró mora no munícipio (50,8%). A maioria pertence ao sexo masculino (56,1%), possui ensino superior completo (55,8%), recebe de 2 a 5 salários mínimos por mês (53,2%); e decidiu participar por já conhecer a festa (33,8%) e para aproveitar as atividades gratuitas e atrações musicais (32,4%).
O evento atraiu um total de quase 1,3 milhão de pessoas, das quais 49,8% eram visitantes de outros estados ou municípios. Os turistas saíram principalmente da cidade de Fortaleza (19,3%), que levou mais pessoas para o São João de Mossoró do que Natal (12,4%).
De acordo com os dados do levantamento, os turistas gastaram uma média de R$ 333,59 por dia – um aumento de 40,6% em relação ao valor registrado no evento de 2022, quando o gasto médio individual foi de R$ 237,29. Esse aumento também foi percebido no faturamento dos empresários locais, que venderam mais no São João deste ano (55%) e afirmaram que o movimento gerado pela festa atendeu ou superou as expectativas (94,9%).
O prefeito Alysson Bezerra recebeu os números da pesquisa nesta quarta-feira (19), em reunião no Palácio da Resistência, com a presença do presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota. O levantamento também foi apresentado pelo diretor Luciano Kleiber.
As pesquisas completas estão disponíveis em https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/.
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