Colegiados atuam no combate à violência contra a mulher
(Foto: Sandro Menezes e Carmem Felix) |
O Governo do RN empossou nesta segunda-feira (7), os novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM) e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (CEAV).
São 24 integrantes no CEDIM e 32 no CEAV. Elas foram escolhidas por representações da sociedade civil em processo aberto por edital publicado no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) nos meses de fevereiro e maio deste ano.
Os dois colegiados irão monitorar, construir, sugerir e atuar em rede na execução das Políticas CEAV, tendo como foco principal a violência doméstica. O CEDIM vai atuar também para assegurar direitos como autonomia econômica, participação política, dentre outras ações de empoderamento feminino.
Também será objeto dos colegiados tratar da mais recente política de inclusão, prevista no decreto assinado dia 8 de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que define percentual de 8% em contratos firmados entre empresas e a administração pública federal para contratação de mão de obra de mulheres vítimas de violência doméstica.
Esta medida para contratação de mulheres vítima de violência será replicada no RN. A governadora Fátima Bezerra disse que é uma "medida que terá impacto no apoio às mulheres que precisam de autonomia financeira para se afastar de relações de violência doméstica".
Fotos: Carmem Felix e Sandro Menezes - Assecom/RN
Postar um comentário