Segundo Fátima Bezerra, o Brasil está saindo das "garras do fascismo e do autoritarismo"
(Fotos: Carmem Félix) |
Cumprindo agenda pela primeira vez no terceiro mandato no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras do Túnel Major Sales. O trecho faz parte do Ramal do Apodi, estrutura que compõe o Programa de Integração do São Francisco.
A visita ao túnel foi realizada com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa, e da governadora Fátima Bezerra. Logo depois, os discursos à militância presente aconteceram em palanque com a presença de autoridades, como parlamentares estaduais e federais e prefeitos.
"Praga"
Antes do presidente, a governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), discursou e lembrou de sua trajetória, desde o ano passado - quando estava em campanha eleitoral - até hoje. Fátima criticou a oposição. Segundo ela, o Brasil está saindo das garras do fascismo e do autoritarismo e chegou a classificar o ex-presidente Bolsonaro como uma "praga".
Lula
Com foco na política administrativa, em seu discurso, Lula relembrou o início do projeto de transposição do São Francisco e falou do dever do estado na garantia do acesso à água de qualidade para a população.
O presidente fez a assinatura do decreto que recria o Conselho Gestor da Integração do Rio São Francisco, que busca viabilizar a melhoria das condições de abastecimento de água na área de influência do projeto.
O presidente também repetiu em sua fala o combate à fome e à pobreza, as deficiências na saúde em todo o país e a geração de emprego e renda que pretende desenvolver durante o mandato. Sobre infraestrutura, também garantiu a duplicação da BR-304 até o final de 2025.
Ramal do Apodi
A obra do Ramal do Apodi é a última etapa do Eixo Norte da Integração do Rio São Francisco. Tem, no total, 115 quilômetros de extensão, foi iniciada em junho de 2021, e atualmente está 27% concluída. A previsão é que a estrutura seja entregue em 2025, e beneficie 750 mil pessoas em 54 municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. O investimento federal no empreendimento está estimado em R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.
Postar um comentário