terça-feira, 17 de outubro de 2023

Beto Rosado será vice-presidente do PP e garante permanência do rosalbismo no partido

Com a vice-presidência nas mãos do ex-deputado Beto, os Rosados permanecem no comando municipal do partido

Deputado federal João Maia, ministro Alexandre Padilha e ex-deputado Beto Rosado (Foto: arquivo)

A filiação do deputado federal João Maia ao Partido Progressistas (PP) vai acontecer na próxima sexta-feira (20), no Hotel Versailles, em Natal.  

As tratativas políticas caminham para que o deputado federal João Maia (ex-PL, sem partido) seja ungido à presidência do partido.

Seu atual presidente, ex-deputado federal Beto Rosado, será o vice.

Tudo negociado sem sobressaltos, através de conversas com lideranças nacionais do Progressistas e Governo Lula (PT), precisamente com o ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padrilha (PT-SP). 

João Maia conseguiu formalmente no último dia 3, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a garantia de saída do PL.

Rosalbismo

Com a vice-presidência nas mãos do ex-deputado Beto, os Rosados permanecem no comando municipal do partido, articulando espaços para as eleições municipais do próximo ano. 

Rosalba Ciarlini permanece mergulhada, com alguns poucos registros de reuniões com alguns parcos apoiadores. Com força reduzida, sem qualquer mandato eletivo, o grupo dificilmente deve participar diretamente da disputa majoritária do próximo ano, embora o projeto político-eleitoral ainda deva entrar em pauta dentro do PP.

Progressistas

Beto Rosado estima que pelo menos 70% dos atuais filiados devem permanecer no partido e, por gravidade, se somarão ao grupo liderado por João Maia que está deixando o PL pelo Progressistas.

João Maia chegará ao Progressistas com o seu grupo unido. Ele acredita que o partido ganhará 20 novos prefeitos e prefeitas, que foram eleitos e eleitas em 2020 pelo PL. Neste grupo, destaque para a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, que assumirá a presidência do Progressistas Mulher; e para o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, que comanda uma das cidades importantes da região metropolitana de Natal.

O Progressistas tem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e uma bancada robusta e influente no chamado “Centrão”. Mais do que isso, o partido articula a formação de uma federação com o Republicanos, partido liderado no país pelo Pastor Marcos Vicente. Juntos, os dois partidos somam 99 deputados, o mesmo número de parlamentares eleitos em 2022 pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está perdendo quadro, como o próprio João Maia que deixou a sigla liberal.

Progressistas e Republicanos emplacaram ministérios e cargos importantes no governo do presidente Lula e comprovam força no plenário da Câmara e na política de Brasília.

*Com informações do Blog Carlos Santos, Coluna César Santos/De Fato e Blog Carol Ribeiro.

Postar um comentário