Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte aferiu que gasto médio chegou a R$ 405,19, liderado por turistas da região Nordeste e Sudeste
O gasto médio dos turistas durante o período da alta estação no Rio Grande do Norte foi de R$ 405,19 no mês de janeiro, um aumento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 326,50, de acordo com dados do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio), plataforma desenvolvida por meio de parceria do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com a Fecomércio RN e o Senac.
O perfil, interesses e gastos dos visitantes estão disponíveis ao público para consulta no painel de Perfil do Turista 2024, lançado nesta segunda-feira, 11 de março, no site do Sírio - Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte.
Cerca de 94% dos entrevistados visitaram praias potiguares. Dentre os destinos mais procurados, a Praia de Pipa em Tibau do Sul foi a opção para 60% dos turistas.
Perfil
O turista que visitou o estado na alta temporada possui renda média entre três a cinco salários mínimos (24%). O Nordeste é a região de origem da maior parte dos entrevistados (50%), seguido pelo Sudeste (29%) e Centro- Oeste (10%).
Cerca de 54% dos respondentes visitaram o estado acompanhados do cônjuge, enquanto 38% vieram com outros familiares e 33% trouxeram os filhos. O Sírio também revelou que 45% dos respondentes tem escolaridade de nível superior.
Além das praias (94%) os viajantes que estiveram no estado gastaram parte do seu consumo total em restaurantes (83%), artesanatos (48%) e shoppings (26%).
Avaliação geral
O painel também revela o nível de satisfação do turista que visita o RN. Segundo dados coletados em janeiro, cerca de 60% dos turistas avaliaram a experiência no estado como "ótimo" e "bom". Dentre os atrativos avaliados na pesquisa, estão hospitalidade (62%), atendimento (56%), atrativos naturais (74%), bares e restaurantes (46%), comércio (49%), dentre outros.
Sírio
A importância do Sírio como ferramenta estratégica é um dos pontos de destaque, segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. “Estamos ofertando um excelente indicador para que os empresários do trade turístico possam melhor direcionar, a cada público, aquilo que o nosso visitante deseja encontrar”, afirmou.
Para a diretora-presidente da Emprotur, Roberta Duarte, o Sírio tem sido uma importante ferramenta na utilização da inteligência para direcionar a promoção turística. “Dispomos de uma ferramenta premiada e que hoje se mostra um item fundamental nas nossas escolhas estratégicas. Ter condições de previsibilidade nos possibilita investir o dinheiro público de forma ainda mais eficiente”, pontuou Duarte.
A cada ano, diversos painéis são atualizados com novas pesquisas, realizadas ao longo dos meses, trazendo dados mais recentes e mostrando como o turista desse período se comportou ao longo do tempo.
Por meio da plataforma, o usuário tem acesso à painéis sobre o perfil do turista, análise de mídias sociais e outros dados relevantes sobre o setor do turismo no estado.
*Com informações da Assecom/RN
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