sexta-feira, 7 de junho de 2024

Auto de São João Batista vai até sábado em Assu

Espetáculo conta com mais de 30 artistas em cena e deve reunir mais de 3 mil pessoas durante três dias de apresentações

Começou nesta quinta-feira (6) e segue até sábado (8), as apresentações do Auto de São João Batista 2024, na cidade de Assú. Considerado um dos maiores espetáculos teatrais do Rio Grande do Norte, o projeto chega a sua 7ª edição contando a história do padroeiro da cidade, sem esquecer da cultura do município. O evento é aberto ao público e vai ser realizado no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão, no centro da cidade, sempre às 20h. Com a direção de Diana Fontes, o Auto vai mostrar um novo olhar sobre precursor de Jesus Cristo, inovando com elementos da própria região. A expectativa da organização é reunir mais de mil pessoas por noite.

Para que o espetáculo aconteça foram contratados 34 artistas assuenses para compor o elenco, além de profissionais na área de confecção, construção de cenário, iluminação, sonoplastia... totalizando mais de 100 empregos diretos e indiretos. O Auto valoriza os profissionais que fazem cultura na cidade, apoiando a economia criativa e proporcionando o desenvolvimento econômico no período junino. A realização do espetáculo teatral é um resgate à cultura local retomado em 2023 após 10 anos sem ser realizado na cidade. A apresentação faz parte da programação oficial do São de Assú, considerado o mais antigo do mundo.

“O Auto de São João Batista vai ter a cara do povo de Assú. O público pode aguardar muitas surpresas tecnológicas, e mostrando novos caminhos sobre a fé do nosso povo”, afirmou Diana Fontes, diretora do espetáculo. Os ensaios foram iniciados no dia 22 de abril, com a presença de artistas de várias idades, com ou sem experiência profissional, que recontam em praça pública umas das histórias mais conhecidas do período junino.

O objetivo da direção do espetáculo é proporcionar uma experiência única cheia de encantamento, envolvendo o regionalismo e as tradições do povo assuense. Para isso, a produção pensou na acessibilidade do público. Intérpretes de libras serão utilizados em todos os dias de apresentação, para favorecer a comunicação com a plateia surda. Além de facilidade no acesso às acomodações do público, que possuem algum tipo de limitação física.

As apresentações oficiais acontecem entre os dias 6 e 8 de junho, no anfiteatro Arcelino Costa Leitão (buraco do prefeito). As apresentações são gratuitas e serão iniciadas a partir das 20h.

CULTURA E MEIO AMBIENTE

Das 17 metas globais adotadas pela ONU – Organização das Nações Unidas, o Auto atende sete deles em todo o seu processo. A organização do espetáculo tem a preocupação de fomentar a cultura, promovendo a sustentabilidade. No dia 8 de junho, a partir das 9h, será realizada na Casa de Cultura de Assú, uma roda de diálogos do elenco com os moradores da cidade. O encontro terá como tema: O que os gigantes têm a dizer? Proporcionando uma discussão em torno do meio ambiente e os tradicionais Baobás que são símbolo de resistência no município. Para participar, os interessados podem se inscrever de forma gratuita através do link: O que os gigantes tem a dizer

O Auto de São João Batista tem o patrocínio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo, TCM Telecom, Brisanet, Novo Atacarejo e Queiroz Atacadão. É uma realização da Prefeitura do Assú e da Diana Fontes - Direção e Produção Cultural.

Postar um comentário