Vitória de George Soares por 12 votos contra 11 para Gustavo Carvalho foi atribuída à governadora Fátima Bezerra
Suplente do PV, Vivaldo Costa deverá assumir cadeira na ALRN / Após quatro mandatos, George segue para cargo vitalício no TCE - Foto: Reprodução |
Por Carol Ribeiro | Diário do RN
“Quero fazer um trabalho principalmente na questão das contas públicas para a gente tirar o Rio Grande do Norte desse atoleiro, que é fundamental para todos, independente de questão política, partidária, de governo, mas dar essa contribuição que eu acho que o tribunal tem esse dever”, foram algumas das primeiras palavras do deputado George Soares (PV), agora eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE RN).
George foi eleito em sessão extraordinária e secreta, nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, por 12 votos, contra 11 para o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), seu opositor na disputa. A votação contou com o voto do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB). Um dos deputados votou nulo.
“É difícil você avaliar, porque foi voto a voto. Isolda aqui que foi a da mesa, foi no último voto que houve o desempate, então realmente foi bastante emocionante”, explicou.
“Como eu sou contador, eu quero fazer um trabalho bastante elevado nas questões das contas do Estado. Por isso eu tentei fazer esse trabalho aqui na casa, mas é uma casa política, voltada às atividades da população. O Tribunal não, o Tribunal é um órgão que faz um trabalho principalmente nas contas do Estado e é essa contribuição que eu quero fazer no Rio Grande do Norte, porque o nosso maior problema de fato é a questão fiscal”, diz ao comparar o trabalho de fiscalização da Assembleia Legislativa, com o de controle exercido pelo TCE.
Ex-líder da governadora na Casa legislativa estadual, George Soares afirma que a votação não foi política, mas uma votação interna dos deputados. Segundo ele, a governadora Fátima Bezerra (PT) não atuou para barganhar os votos dos deputados: “Olha, a governadora sempre deixou o pleito à vontade, isso aí ela inclusive fez em público, é lógico que obviamente tem o direito de torcer por alguém. Mas a eleição foi feita com votos diversos, eu tive votos da oposição, o deputado Gustavo teve votos declarados da situação. Então, isso foi realmente uma relação da Casa, decisão dos parlamentares que a gente também estava preparado para aceitar que houvesse alguma mudança do resultado”.
Dos deputados, chegaram a declarar os votos em George, os colegas Nelter Queiroz, Coronel Azevedo, Divaneide Basílio, Bernardo Amorim, Francisco do PT, Isolda Dantas, Ubaldo Fernandes, Hermano Morais, Galeno Torquato e Kleber Fernandes.
Já em Gustavo, haviam declarado votos os deputados José Dias, Luiz Eduardo, Ivanilson Oliveira, Adjuto Dias, Tomba Farias, Terezinha Maia, Cristiane Dantas, Dr Kerginaldo, Eudiane Macedo e Taveira Júnior.
Ezequiel Ferreira e Neilton Diógenes não quiseram falar com a imprensa sobre o assunto antes ou após a votação, nesta quarta-feira.
Campanha eleitoral
Com atuação política em Assu, o conselheiro eleito explicou, ainda, que deverá ficar fora da campanha eleitoral no município, onde o primo, Lula Soares (PSDB), é o candidato que disputa continuidade do grupo no poder, na sucessão de Gustavo Soares, irmão de George.
“Não posso participar. O conselheiro tem uma função totalmente diferente do parlamento. Então, portanto, aqui se encerram as questões políticas de fato”, diz George.
TCE
Com a votação de ontem, o trâmite agora passa pela publicação de um Decreto com o resultado, pelo presidente Ezequiel Ferreira, que encaminha o documento ao TCE. Marcada data da nomeação pelo Tribunal de Contas, George renuncia ao mandato. A Assembleia Legislativa comunica ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a vacância na Casa. O TRE deverá atestar se o suplente de George, Vivaldo Costa, está apto para assumir a função, e deverá, em seguida, diplomar o novo deputado, que, posteriormente toma posse na ALRN.
No Tribunal de Contas, George Soares vai substituir Tarcísio Costa, que se aposentou do Tribunal de Contas no mês passado, após atingir os 75 anos. Formado em Ciências Contábeis, George Soares tem 45 anos e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010. Atualmente, exerce o seu quarto mandato consecutivo. Ele foi reeleito com 50.037 votos nas eleições de 2022.
Vivaldo: “Quero agradecer a FE, Fátima e Ezequiel”
O suplente de deputado, Vivaldo Costa, logo após o resultado, publicou nas suas redes sociais um vídeo rápido, com fala emocionada, em agradecimento “ao empenho” que obteve para a eleição de George e sua consequente posse como deputado.
Ele citou os nomes do prefeito de Caicó, Dr Tadeu (PSDB), o deputado João Maia (PP) e a ‘FE’, nominando a dupla Fátima e Ezequiel. Pela fala, se pode depreender que a governadora se empenhou pela eleição de George e Ezequiel pode ter votado no deputado governista.
“Primeiro, eu quero agradecer a Tadeu, a João Maia, a Ezequiel, a FE – Fátima e Ezequiel.
Agradecer o empenho deles e agradecer a todos os que fizeram suas orações para que o Papa pudesse voltar”.
Com base política no Seridó, Vivaldo Costa será convocado para assumir o mandato na Casa até o fim da legislatura. Com 84 anos, Vivaldo já foi deputado estadual, vice-governador e governador do Rio Grande do Norte.
Postar um comentário