Aceno à Zona Norte foi fundamental para juntar PT e PV na chapa Natália Bonavides e Milklei Leite para a Prefeitura de Natal
Deputada e vereador estiveram juntos em vários eventos nas últimas semanas. Agendas foram desde arraiá de bairro até reuniões em comunidades | Foto: Reprodução
Por Carol Ribeiro | Diário do RN
Leia matéria no site de origem clicando aqui.
“A Zona Norte Merece Mais, Milklei vice-Prefeito de Natal” será o lançamento da pré-candidatura do vereador e presidente estadual do PV no Rio Grande do Norte à vice-prefeito na chapa com Natália Bonavides (PT). O evento vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 19h. A confirmação foi dada pelo próprio Milklei e sua assessoria de imprensa, nesta quinta-feira (25).
A deputada federal, que vai encabeçar a chapa, tinha conversado com outros partidos para formar composição, como o MDB do vice-governador Walter Alves, que tinha indicados nomes à vice na chapa. “Dialogamos com todos os partidos que estão conosco nessa campanha e a percepção do grupo é a mesma. Montamos uma chapa forte e que vai disputar para vencer as eleições deste ano”, afirma Natália Bonavides.
Ela complementa: “Milklei é um parlamentar dedicado na Câmara Municipal, em especial aos problemas enfrentados pela população que vive na Zona Norte da cidade. Temos andado juntos por Natal, ouvindo as pessoas nos bairros, nas comunidades. Essas atividades mostraram as nossas afinidades, a maneira como enxergamos as questões na nossa capital e a vontade comum de resolvê-las. A decisão foi tomada a partir dessa construção. Além disso, é um símbolo para evidenciar que a nossa candidatura e futura gestão vão dar prioridade à Zona Norte, há anos esquecida pelas administrações medíocres dos grupos políticos que estiveram e estão na Prefeitura até agora”.
Aliado do PT e da governadora Fátima Bezerra (PT), o MDB do vice-governador Walter Alves diz compreender o argumento em torno do projeto eleitoral de Natália. O presidente do diretório municipal do MDB de Natal, Julio Protassio, informa que já houve reunião comunicando a decisão por compor chapa com o PV, em vez dos nomes apresentados pelo MDB. Ele afirma que “Walter Alves compreendeu o argumento”.
“Natália se reuniu ontem à tarde com o governador em exercício Walter Alves, presidente estadual do MDB, justificando que por uma pesquisa qualitativa, o perfil do vice tinha que ser um político com atuação na Zona Norte para fortalecer a chapa majoritária. Walter Alves compreendeu o argumento”, afirmou Protassio.
Em conversa com o Diário do RN em matéria publicada no dia 18 de julho, o – até então – pré-candidato a reeleição ainda não havia decidido sobre o convite feito pelo PT e pela deputada federal para a formação da chapa na disputa. “O coração está pedindo para ser vereador e a cabeça está pedindo para ser vice de Natália”, admitiu Milklei Leite, explicando ser lisonjeiro o convite, mas destacando ponderação em relação ao projeto de reeleição à Câmara de Natal.
“O partido tem alguns que não querem arriscar perder a cadeira do Partido Verde nas pautas. Tem que ser muito bem pensado para que a gente vá para uma situação que seja também vencedora”, explicou ele na ocasião.
A saída de Milklei tende a facilitar o acesso de outros nomes da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB) à Câmara Municipal, principalmente os pré-candidatos do PT. Além disso, soma à Natália a proximidade de Milklei com a Zona Norte.
Milklei representa Nossa Senhora da Apresentação há 30 anos
Milklei Leite é potiguar, nascido em 5 de março de 1978 no município São Gonçalo do Amarante/RN. Casado há 22 anos, reside há mais de 30 no bairro Nossa Senhora da Apresentação, o mais populoso de Natal, na Zona Norte, onde sempre teve atuação política. Criou, inclusive, a Associação dos Melhores Amigos do Bairro Nossa Senhora da Apresentação (ASMANS), com objetivo de levar projetos sociais à comunidade.
Do trabalho de mais de 20 anos como motorista de transporte opcional, criou a Associação dos Trabalhadores no Transporte Opcional do RN (ASTOERN) em 2006, e depois o sindicato SINTROERN, o que possibilitou acordos coletivos e proporcionou sua participação no Conselho Municipal de Transporte.
Foi candidato a vereador em 2016 pelo PT, onde obteve 1.704 votos, em 2018 se lançou candidato a deputado estadual, dessa vez pelo PSOL, obteve 4.346 votos. Em 2020 no pleito municipal foi eleito com 2.721 votos pelo Partido Verde. Em 2022 foi candidato pelo PV, onde já era presidente estadual da legenda, e obteve 12.885 votos.
De 90 a 95% da sua votação vem da Zona Norte. Só da Nossa Senhora da Apresentação saíram mais de 80% de seus votos.
Milklei é defensor da Tarifa Zero na cidade de Natal e a bandeira do transporte é sua principal defesa desde que assumiu como vereador. Foi presidente da Comissão de Transporte do legislativo municipal desde que assumiu, apresentou mais de 300 projetos de lei, tendo dezenas deles aprovados.
Assumiu a presidência do PV em agosto de 2021. Foi reconduzido novamente em dezembro de 2022 até 2025. Em 2023 se envolveu em polêmica com a deputada Eudiane Macedo, co-partidária, quando vetou a filiação do seu marido Tárcio Macedo ao partido. A parlamentar e Tárcio também têm a Zona Norte como reduto eleitoral. A filiação dele só foi possibilitada após intervenção na Executiva Nacional do Partido. Tárcio deverá compor nominata pelo PV.
Agora, Milklei afirma que deixa de disputar uma vaga na Câmara para “fazer pelo povo o que nunca ninguém fez, e com Natália, isso é uma realidade”.
“Hoje quem está no poder é o mesmo grupo de sempre, já faz 20 anos, desde a eleição de 2004, que o poder é alternado, sai prefeito, entra vice pra virar prefeito, sai prefeito entra vice, hoje tem um ex-prefeito e um ex-vice querendo voltar ao poder, isso ninguém tá vendo?”, questiona Milklei.
Postar um comentário