No Rio Grande do Norte, nove municípios têm candidatura única a majoritária, no total; veja quais
Por Carol Ribeiro | Diário do RN
Além de Serrinha dos Pintos, onde esposa e marido concorrem à reeleição, em Coronel João Pessoa, município do Alto Oeste Potiguar, chapa única é formada por mãe e filha. A prefeita Fátima de Pachica (PSDB) e sua vice-prefeita Mytsa Carla (Republicanos) concorrem à reeleição.
Elas pertencem à influente família do político potiguar Francisco Alves da Costa, o Pachica, que já administrou a cidade entre 2013 e 2016.
A família enfrentou um breve intervalo entre 2017 e 2020, quando o vice-prefeito da época, Antônio Lopes (PSB), elegeu-se prefeito com o apoio do ex-prefeito. Lopes é um apadrinhado político do ex-gestor e foi eleito para apenas um mandato, para que Fátima e Mytsa pudessem concorrer no pleito seguinte sem ferir a legislação eleitoral.
O histórico político da família inclui eleições por aclamação, ou seja, quando há apenas uma candidatura disputando o cargo desejado, ocorrida em 2012. Na ocasião, Pachica e Antônio foram eleitos. Já em 2016, Pachica conseguiu eleger seu vice, Antônio Lopes, como prefeito do município.
As eleições municipais de 2020 marcaram a ascensão de Maria de Fátima Alves da Costa, esposa de Pachica, à Prefeitura Municipal, com a filha Mytsa Carla como vice.
Candidaturas únicas no Rio Grande do Norte
No Estado, além de Serrinha dos Pintos e Coronel João Pessoa, outros sete municípios apresentam candidatura única à Prefeitura.
Em Acari, no Seridó, o atual prefeito Fernando Bezerra (Podemos) vai buscar reeleição.
Em Riacho da Cruz, no Oeste potiguar, o prefeito Marcos Aurélio (PP) disputa a reeleição sozinho.
O vice-prefeito, Borracheiro (PL), repete a chapa mais uma vez como vice ao lado de Marcos Aurélio.
Em São José do Seridó, Jackson Dantas (MDB) também busca a reeleição junto ao seu vice, Ricardo Medeiros (PL).
Em Frutuoso Gomes, no Alto Oeste potiguar, Ismael Juvêncio (MDB) é o único candidato na disputa pela sucessão da prefeita Janda Jácome, também do MDB, e que já está no segundo mandato.
Em Lucrécia, no Oeste Potiguar, Waltinho (PP) é o candidato à sucessão da prefeita Ceição Duarte, que está em seu segundo mandato.
No município de Pilões, no Oeste do RN, Lena de Céu (MDB) é a única candidata a suceder Dr. Sabino, prefeito já reeleito.
Já em Rafael Godeiro, no Oeste, Ludmila Amorim (MDB), é candidata para substituir a prefeita eleita Keké de Dr. Abel Filho, que não será candidata. Ludmila tentou disputar a eleição de 2020, mas foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral.
Postar um comentário