MDB, que já tem maior número de prefeitos do Estado, representa 15% das candidaturas no Rio Grande do Norte
Walter Alves: “Não é à toa que somos o partido com maior número de prefeitos atualmente. São 46” | Foto: Reprodução |
Por Carol Ribeiro | Diário do RN
Veja matéria no site de origem aqui.
Em 2024, 24 partidos disputam a eleição no Rio Grande do Norte, com candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. O MDB, partido que elegeu o maior número de prefeitos em 2020, atualmente com 46, segue com trabalho para manter o resultado, sendo, mais uma vez, o partido com maior número de candidatos do Estado, assim como no país.
“É um trabalho que começa muito antes da eleição e é algo que temos como prioridade. O MDB é um partido histórico no RN e trabalhamos muito mapeando quem são as pessoas que integram nosso partido que podem dar uma contribuição para o desenvolvimento das cidades, seja como candidatos a prefeito, a vereador ou a vice-prefeito”, afirma Walter Alves, presidente estadual do MDB no RN.
São 1.164 postulantes, entre eles, 80 a prefeito, 51 a vice-prefeito e 1.035 a vereador. O número representa 15% dos candidatos no Rio Grande do Norte. Apodi é um dos municípios em que o partido mantém histórico de vitórias. Há candidaturas próprias também em Antonio Martins, Barcelona, Triunfo Potiguar e Rafael Godeiro.
“Não é à toa que somos o partido com maior número de prefeitos atualmente. São 46. E nossa luta é para ampliar isso porque sabemos que podemos contribuir ainda mais pelo crescimento das cidades e do Rio Grande do Norte como um todo”, complementa Walter Alves.
O segundo partido em número de candidatos em 2024 é o União Brasil. São 915 no total, sendo 52 a prefeito, 37 a vice-prefeito e 826 a vereador. Tem candidaturas próprias na capital do Estado, com Paulinho Freire a prefeito de Natal, e no segundo maior colégio eleitoral do Estado, em Mossoró, com a candidatura à reeleição do prefeito Allyson Bezerra.
O União Brasil tem candidaturas a prefeito também em Almino Afonso, Campo Redondo e Serrinha dos Pintos.
Já o PP é o terceiro, com 857 candidaturas. São 41 a prefeito, 45 a vice-prefeito e 771 a vereador. O partido tem chapas puro-sangue, com candidato a prefeito e vice do mesmo partido, em cidades como Guamaré, Macau e Olho D’Água do Borges.
O PSDB vem em seguida com 726 candidaturas, 36 a prefeito, 44 a vice-prefeito e 646 a vereador.
Tem candidaturas próprias a prefeito em municípios representativos, como Mossoró, com Lawrence Amorim, Caicó, com a candidatura à reeleição de Dr. Tadeu e em Caraúbas, com Givago Barreto. Apresenta chapas puro-sangue em São Bento do Norte, Rio do Fogo e Jundiá.
O PL é o quinto partido em número de candidatos. São 715 nomes que devem levar o projeto do Partido Liberal nesta campanha. São 32 a prefeito, 51 a vice-prefeito e 632 a vereador. Dos maiores municípios, tem candidatura a majoritária em Parnamirim, com Salatiel de Souza, Mossoró, com Genivan Vale, e Extremoz, com Jussara Sales.
O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, apresenta 534 candidaturas. O partido do presidente da República e da governadora do RN, Fátima Bezerra, tem, entre eles, 22 candidatos a prefeito, 36 a vice-prefeito e 476 avereador. Tem 11 candidaturas próprias da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT junto com o PV e o PCdoB. Natal é uma delas, com a candidatura de Natália Bonavides, tendo como candidato a vice-prefeito, Milklei Leite (PV). Os municípios de Parnamirim, Tenente Ananias, Espírito Santo, Jardim de Piranhas e Macau têm candidaturas puro-sangue.
O Republicanos, partido do prefeito de Natal, Álvaro Dias, tem 496 candidatos no total. São 26 a prefeito, 22 a vice-prefeito e 448 a vereador. Tem candidatura própria em Assu, com Lula Soares representando o governismo, Ceará-Mirim, com Jumária, e Macaíba, com Netinho França.
O Podemos segue a lista com 475 candidatos, sendo 17 a prefeito, 21 a vice-prefeito e 437 a vereador. Tem cinco candidaturas isoladas: em Campo Redondo, Major Sales, Santana do Seridó, São Vicente e Taboleiro Grande. Apresenta candidatos também em Acari, Canguaretama e Riachuelo.
O PSD está entre os 10 partidos com mais candidatos a prefeito, apresentando 455 nomes. Destes, 36 são candidatos a prefeito, 18 a vice-prefeito e 401 a vereador. Em seis municípios, o partido sai isolado, entre eles, a capital do Estado, com Carlos Eduardo Alves, favorito, até então, nas pesquisas. Tem candidaturas próprias também em Pau dos Ferros com Mariana Almeida, candidata à reeleição, e Apodi, com Gilliard Oliveira representando a oposição.
Abaixo vem o Solidariedade, que tem 264 candidatos, sendo 10 a prefeito, 21 a vice-prefeito e 233 a vereador.
O Avante tem 203, com nove candidatos a prefeito, sete a vice-prefeito e 187 a vereador. Na capital, apresenta a candidatura própria, com Rafael Motta na disputa a prefeito.
O PV tem 158 nomes na disputa, com quatro a vice-prefeito e 154 a vereador.
Já o PSB registrou 150 candidatos, com quatro a prefeito, seis a vice-prefeito e 140 a vereador.
O PDT vem em seguida, com 120 candidatos, sendo cinco deles a prefeito, seis a vice-prefeito e 109 a vereador.
O PCdoB, que forma federação com o PT e o PV apresenta, ainda, 73 candidatos, com 72 a vereador e um a vice-prefeito.
A Rede Sustentabilidade fez o registro de 71 candidatos, um a prefeito e 70 a vereador.
O Democracia Cristã apresenta 70 candidatos, um a prefeito, dois a vice-prefeito e 67 a vereador.
O PSOL tem 67, sendo quatro a prefeito, quatro a vice-prefeito e 59 a vereador; o PRTB, 44, sendo três a prefeito, quatro a vice-prefeito e 37 a vereador; Cidadania tem 28 candidatos, sendo um a prefeito e 27 a vereador; o partido Novo registrou 17 candidaturas, delas, uma a prefeito, duas a vice-prefeito e 14 a vereador; o PSTU tem oito candidatos: dois a prefeito, dois a vice-prefeito e quatro a vereador; o Unidade Popular tem cinco candidatos, sendo um a prefeito, em Mossoró, um a vice-prefeito no mesmo município e três a vereador. Por último, o PRD tem dois candidatos no Estado, um a prefeito e um a vice-prefeito.
Postar um comentário