Renovação do mandato em Mossoró veio com uma maioria de 97 mil votos sobre o segundo colocado, Lawrence Amorim
(Foto: Lucas Bulcão) |
*Com informações do Diário do RN.
Sem surpresa, mas com resultado nunca visto em Mossoró, o atual prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra (SDD), foi reconduzido ao Palácio da Resistência com 78,02% (113.121) dos votos. O percentual significa que ele alcançou o feito inédito de ser escolhido por mais de 100 mil eleitores para gerir a Capital do Semiárido.
Os adversários Lawrence (PSDB), Genivan Vale (PL), Victor Hugo (UP) e Irmã Ceição (PRTB) ficaram com 11,11% (16.115), 7,60% (11.019), 3,02% (4.375) e 0,25% (360), respectivamente. Vale ressaltar que Lawrence e Genivan eram aliados do prefeito reeleito até as vésperas do período eleitoral.
A vitória de Allyson era apontada com clareza desde as primeiras pesquisas referentes à corrida eleitoral de 2024, nas quais ele sempre surgiu com, pelo menos, cerca de 60% das intenções de voto, em um cenário no qual a grande maioria dos eleitores afirmava ao Instituto Data Vero não haver possibilidade de mudança de escolha. Tudo isso, aliado à avaliação positiva da primeira gestão de Bezerra, foi a receita para o sucesso do jovem político neste pleito.
O gestor assumiu a Prefeitura de Mossoró pela primeira vez aos 28 anos, quando deixou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), onde exercia seu primeiro mandato parlamentar. Na ocasião, enfrentou disputa acirrada com a então prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (PP), pertencente à tradicional família Rosado, a qual protagonizou a política na cidade por mais de sete décadas. Em 2020, enquanto Bezerra conquistou 47,52%, Ciarlini alcançou 42,96%. O desgaste político da oligarquia Rosado nunca havia estado tão evidente.
Depois de quatro anos no poder, ele lançou nova candidatura e elevou seu status de fenômeno a um novo patamar. Neste domingo (6), Allyson Bezerra foi escolhido por exatos 113.121 eleitores, se tornando o prefeito com maior número de votos na história da cidade.
Postar um comentário