Profissionais destacam metodologia moderna do instituto e uso rigoroso de procedimentos e técnicas na coleta de dados
Do Diário do RN: Continuando o perfil de trabalho executado no primeiro turno, o DataVero Instituto de Pesquisa cravou os resultados dos levantamentos do segundo turno em Natal. O último estudo realizado pela empresa antes do pleito, divulgado pela 98 FM na última sexta-feira (25), apontou uma diferença de menos de um ponto em relação ao resultado oficial confirmado pela Justiça Eleitoral, após a abertura das urnas.
A pesquisa indicou a vitória de Paulinho Freire (União Brasil) com 56,56% sobre Natália Bonavides (PT), que obteve 43,44% de intenções de votos válidos (registro RN-09426/2024). O resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27) foi de 55,34% de votos para Paulinho, contra 44,66% de votos alcançados por Natália.
Nas pesquisas divulgadas durante a campanha de segundo turno, Paulinho começou aparecendo com 53,96% das intenções de voto, contra 46,04% de Natália. Em seguida, em um cenário de estabilidade, ambos os postulantes foram apontados com praticamente os mesmos percentuais: o candidato do UB apareceu com 53,33%, e a petista, com 46,67%. Já a última pesquisa, apontou um crescimento de Paulinho e uma queda de Natália, cravando o resultado obtido nas urnas.
Com mais de 15 anos de experiência nesse segmento, o estatístico Tiago Chacon avaliou como “excelente” o desempenho do DataVero nesta eleição, sobretudo no segundo turno, destacando a precisão alcançada e o comparativo com empresas mais antigas no ramo.
“Como especialista da área, vi que o Instituto DataVero trabalhou com metodologia científica, foi uma empresa que cravou o resultado da eleição, [cujos] profissionais são pessoas sérias. Acredito que o instituto, por ser uma empresa nova no mercado, teve uma ótima avaliação em relação ao desempenho, ao resultado, de maneira geral, porque grandes empresas fizeram pesquisas durante esse período e não se aproximaram tanto quanto o DataVero se aproximou do resultado da eleição. Então, a avaliação que faço é a de que eles fizeram um excelente trabalho”, analisou Tiago.
Para o coordenador de tecnologia do DataVero, o engenheiro de software Samuel Lemos, os resultados obtidos pelo instituto no pleito de 2024 atestam a credibilidade dos métodos utilizados. “Acredito que o resultado das eleições confirma a precisão e confiabilidade de nossa metodologia estatística, evidenciando a proximidade entre nossos números e a realidade das urnas. Esse resultado reflete o uso rigoroso de procedimentos e técnicas na nossa coleta de dados”, afirmou.
“Nós utilizamos as melhores tecnologias disponíveis no mercado para entregar o máximo de valor em nossas pesquisas. Adotamos a tecnologia do PowerBI para uma análise mais segmentada e detalhada dos dados, agregando valor e profundidade às nossas pesquisas ao conseguir capturar comportamentos e opiniões dentro de diversos grupos da sociedade. O Instituto DataVero é referência na área de precisão e inovação no mercado de pesquisas e se compromete com a evolução contínua de práticas para entregar resultados confiáveis e relevantes”, completou Samuel.
O jornalista Carlos Santos destaca que as pesquisas realizadas pelo instituto no segundo turno em Natal evidenciaram a qualidade do trabalho realizado.
“Acompanhei, em especial, as pesquisas do DataVero dos maiores polos eleitorais do Rio Grande do Norte. Os números em Mossoró, por exemplo, bateram com absoluta fidelidade ao que tivemos nas urnas. E, em Natal, em especial neste segundo turno, ficou mais do que latente o trabalho eficiente, responsável e que merece aplausos, realizado pelo DataVero. É extremamente positivo para o RN saber que temos boas empresas do setor, e uma delas é a DataVero”, avaliou.
O diretor do Grupo Dial, Felinto Rodrigues Filho, também parceiro do Instituto na divulgação dos levantamentos em Natal, homenageou publicamente a equipe do DataVero durante transmissão dos resultados do segundo turno, ressaltando o profissionalismo demonstrado e parabenizando pelo resultado obtido.
“Queria, ao mesmo tempo, parabenizar o Instituto DataVero. Saio em defesa do resultado que, profissionalmente, ele alcançou e apresentou. (…) Queria fazer esse registro, parabenizar Túlio Lemos, como proprietário do DataVero, pelo resultado alcançado aqui e dizer que ficamos muito felizes de a gente ter feito essa parceria, ficamos muito felizes com a exatidão do resultado alcançado e dizer que dias como este nos reabastecem, porque nos fazem certos da boa conduta e dos princípios de seriedade, profissionalismo e de muito respeito a quem nos escuta e quem nos assiste”, destacou Felinto.
Postar um comentário