Há seis meses, durante a pré-campanha, o cenário definido neste domingo, 6, era pouco, ou quase nada cogitado
Por Carol Ribeiro | Diário do RN
Em uma apuração que refletiu as surpresas e reviravoltas da reta final da campanha, a eleição em Natal define um segundo turno inicialmente imprevisível. Paulinho Freire (UB) e Natália Bonavides (PT) baniram a liderança de Carlos Eduardo (PSD) e garantiram participação na segunda etapa da disputa eleitoral.
Com 100% das urnas apuradas, por volta das 19h30, Paulinho e Natália obtiveram 44,08% (171.146) e 28,45% (110.483), respectivamente. Carlos Eduardo ficou em terceira colocação, com 23,95% (93.013). Rafael Motta (Avante) obteve 3,23% (12.532) dos votos. Nando Poeta (PSTU) e Heró Bezerra (PRTB), por sua vez, obtiveram 0,17% (651) e 0,12% (461), respectivamente.
Há seis meses, durante a pré-campanha, o cenário definido neste domingo, 6, era pouco, ou quase nada cogitado. Carlos Eduardo, candidato em chapa puro-sangue, pelo PSD, era favorito, apresentando cerca de 20 pontos de vantagem sobre os demais pré-candidatos. Líder, o ex-prefeito negou participação em três debates e em entrevistas. A estratégia de campanha, no entanto, não saiu como esperado.
Principalmente após 30 de agosto, quando teve início a propaganda eleitoral no rádio e na TV, o foco dos adversários no ex-prefeito e na sua atuação enquanto gestor da capital por três vezes, desidrataram o candidato que buscava o quarto mandato no Executivo Municipal. A presença de Paulinho Freire, Natália Bonavides e Rafael Motta, postulantes de partidos com representatividade no Congresso Nacional, no debate, com ausência de Carlos Eduardo, contribuíram para a reviravolta nas urnas e virada de Paulinho e Natália sobre o ex-prefeito.
Paulinho: “A população entendeu nossa proposta”
Paulinho Freire, deputado estadual e ex-presidente da Câmara Municipal de Natal, faz parte da coligação “Bora Natal”, que reúne partidos como Republicanos, PSDB-Cidadania, PP, Podemos, Solidariedade, PL e União Brasil. Disputa pela primeira vez um cargo no Executivo. Entre as lideranças que compõem o palanque, estão o ex-senador José Agripino, o prefeito Álvaro Dias e os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim. Soma-se a isso o apoio de cerca de 21 vereadores ao nome do ex-presidente da Câmara Municipal.
Ainda em maio, quando o prefeito da capital definiu o apoio ao deputado federal, a candidatura de Paulinho Freire começou para valer. Com o fôlego que ganhou durante o período de propaganda, a presença de Styvenson Valentim ao lado do candidato deu contribuição importante na reta final da campanha eleitoral.
“A sensação é de muita alegria pelo trabalho feito. A população de Natal entendeu as nossas propostas, o que a gente pretendia, e vamos agora enfrentar um segundo turno com muita calma, com muita humildade, é outra campanha. Quero parabenizar a candidata que foi para o segundo turno, mas nós vamos continuar na mesma linha mostrando nossas propostas para que a gente possa fazer com que Natal continue avançando. Se Deus quiser daqui a 20 dias vamos conquistar uma grande vitória”, afirmou Paulinho.
Segundo o candidato, nesta nova fase de campanha eleitoral, as conversas sobre alianças com os que ficaram de fora ainda serão analisadas.
“Nós vamos sentar amanhã com os partidos que estão conosco, vamos conversar também com o prefeito de Natal, para que a gente possa ver qual vai ser a nossa estratégia política e estratégia de marketing. Então tudo está muito cedo ainda”, disse o candidato.
Natália: “Toda vez a gente dizia que ia estar lá”
Natália foi comemorar vaga no segundo turno na Ribeira, ao lado do vice, da governadora Fátima Bezerra e de apoiadores da campanha – Foto: Reprodução
Natália Bonavides, deputada federal, é candidata da coligação “Natal Merece Mais”, composta por PT-PCdoB-PV, PDT, MDB e PSB. Sendo grande prioridades do PT no Estado, que durante a pré-campanha articulou a permanência dos partidos PSB e PDT na base, teve como cabos eleitorais a governadora Fátima Bezerra (PT) e o deputado federal Fernando Mineiro (PT). Com apoio de oito vereadores de Natal inicialmente, viu dissidências entre os parlamentares e do aliado MDB, que apoiou, em sua maioria de filiados, Carlos Eduardo.
“Toda vez que me perguntavam, toda entrevista que eu dava, a gente dizia que ia estar lá e a gente chegou. Hoje, é a primeira parte”, disse a candidata, sobre o 2º turno, logo após a finalização da apuração, em entrevista ao Diário do RN.
Superando a ausência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presença prometida e esperada para alavancar a campanha na capital, Bonavides reagiu nas últimas duas semanas e apresentou crescimento, embora tenha permanecido em terceira colocação em parte das sondagens. “Do time de Lula”, Natália contou com vídeos do presidente e dos ministros Fernando Haddad, Simone Tebet e Camilo Santana.
Para ela, agora, é hora de uma nova etapa, uma nova eleição. Segundo Natália, a presença de Lula é garantida.
“Agora muda que o presidente Lula vai vir. Ele não pôde vir no primeiro por causa de tudo que aconteceu, de novas viagens que ele teve que encaixar por causa das secas, das queimadas que estavam acontecendo no país, mas ele vai estar aqui com a gente no segundo turno. Muda o tempo de TV, que agora o nosso vai ser igual ao do outro candidato e vai ser mais uma coisa positiva para a gente ter mais tempo de dialogar com a população, e muda, eu acho, que o ânimo da população em fazer a mudança vencer”, completa Bonavides.
Nesta nova etapa, a candidata reforça que vai convocar primeiro os eleitores que não foram votar e que votaram em “alguma candidatura que não representasse mudança”. Depois, deverá analisar possibilidades de novas alianças.
“A partir de amanhã, a gente vai reunir as instâncias políticas da candidatura, dos partidos envolvidos para fazer esse debate sobre alianças e, com certeza, buscando trazer para perto todo mundo que queria construir uma Natal melhor, que respeite o povo, que seja mais digna para o povo”, finaliza a candidata.
Rafael Motta
Com quase 160 mil votos a menos que o 1º colocado, o ex-deputado Rafael Motta ficou na 4ª posição na disputa. Em nota, ele agradeceu à confiança que recebeu.
“12.532 pessoas acreditaram em um novo tempo para Natal e isso é uma vitória para a gente.
Independente de quem vença o segundo turno, que tenha um olhar diferenciado para a zona Norte e que Natal possa avançar, saindo desta estagnação. Obrigado, Natal”, publicou Motta.
Até o fechamento desta edição, Carlos Eduardo não havia se pronunciado sobre a derrota.
Postar um comentário