WhatsApp

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Quem é o novo prefeito eleito que vai governar Natal pelos próximos 4 anos

Com 60 anos de idade e 32 de vida pública, Paulinho Freire chega à Prefeitura com trabalho consolidado no Legislativo



Via Diário do RN - Aos 27 anos, em 1992, Paulinho iniciou na política eleito vereador de Natal. Ainda ocupou uma cadeira na ALRN, foi vice-prefeito e novamente vereador, até chegar a deputado federal - Foto: Reprodução

O novo Prefeito eleito de Natal, Paulo Eduardo da Costa Freire, é empresário, tem 60 anos de idade e 32 de vida pública. Foi vereador, vice-prefeito e deputado estadual, antes de chegar ao atual mandato, como deputado federal.

A atuação de Paulinho Freire – como gosta de ser chamado – na vida política começou quando ainda era adolescente e cursava o ensino médio no colégio Marista. No entanto, iniciou a participação no universo dos negócios antes de assumir o primeiro cargo político-eletivo, tendo iniciado sociedade na Destaque Promoções e Eventos em 1988 – permanecendo até a venda da empresa, em 2022. Aos 27 anos, em 1992, ele foi eleito vereador de Natal. O empresário se manteve na Câmara Municipal por 10 anos contínuos.

Em 2002, ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez e, em 2008 foi vice-prefeito da capital na chapa com Micarla de Sousa (PV). Quatro anos depois, em 2012, voltou a ser eleito vereador, chegando a presidência da Casa, função na qual permaneceu até conquistar uma vaga de Deputado Federal, em 2022.

Na Câmara dos Deputados, Paulinho é titular da Comissão de Turismo e suplente da Comissão Mista de Orçamento. Em seus quase 2 anos de mandato, apresentou 211 propostas e foi relator de 9. O parlamentar teve 9 emendas aprovadas, sendo a maior parte delas voltadas para saúde e educação.

Neste pleito, o parlamentar teve uma trajetória de crescimento desde que colocou seu nome na disputa. Ele teve a candidatura articulada após movimentação de 21 entre os 29 vereadores da capital que compõem a bancada do atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos).

Apoiado por lideranças políticas como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), além de deputados federais e estaduais e do prefeito Álvaro Dias. Em maio, Álvaro anunciou apoio a Paulinho, que compôs chapa com Joanna Guerra, então secretária de Planejamento do Município.

Da pré-campanha à campanha, Paulinho ganhou força e teve a trajetória de crescimento acentuada após a propaganda no rádio e na TV. Assim, alcançou 171.146 votos no 1º turno, sendo o candidato mais votado. O número, no entanto, não foi suficiente para evitar um 2º turno. O candidato conquistou 44,08% dos votos válidos, contra 28,45% de Natália Bonavides e 23,95% de Carlos Eduardo.

Durante as três semanas de campanha entre os dois turnos, a disputa ficou mais acalorada, com fortes embates entre os dois postulantes, suas bases aliadas e apoiadores. Ambos os candidatos acabaram sendo penalizados pela justiça eleitoral por erros nas respectivas propagandas.

A última pesquisa estimulada 98 FM/Data Vero, divulgada no portal do Diário do RN na sexta-feira (25), apontava uma ampliação na vantagem de Paulinho sobre Natália Bonavides para 11,74 pontos percentuais, mais que o dobro em relação ao levantamento anterior, que apontava diferença de 5,87 pontos. Assim, ele apareceu com 50,65%, contra 38,91% da petista. 7,26% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum e 3,18% estavam indecisos. Excluindo indecisos e votos nulos, Freire chegava a 56,56% dos votos válidos, e Bonavides, 43,44% (registro RN-09426/2024).

Postar um comentário

WhatsApp mobile

Receba diariamente nossas postagens pelo WhatsApp! Clique no link e salve o número na sua agenda para receber: