terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Maioria da bancada federal do RN vota alinhada com governo Lula

Deputados bolsonaristas votaram em torno de 20% dos projetos com o Governo; já Rogério votou 45% com o Governo Lula

Bancada federal do Rio Grande do Norte, formada por deputados e senadores | Foto: reprodução

Da Agência Saiba Mais: Faltando poucos dias para o fim do segundo ano do governo Lula 3, seis dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte têm tido votações que expressam um alinhamento com o Planalto.

Os dados são do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco para busca e análise de dados dos deputados e senadores do Congresso Nacional. Foi observado o alinhamento dos parlamentares com o governo em 718 votações, em uma base de dados atualizada até 2 de outubro.

Os mais alinhados são os petistas Fernando Mineiro (98%) e Natália Bonavides (97%). Entre os que possuem um alto grau de governismo também estão Benes Leocádio (UNIÃO), com 81%, e João Maia (PP), com 80%.

Entre 50% e 75%, surgem Robinson Faria (PL), com 73%, e Paulinho Freire (UNIÃO), com 68%. Robinson anunciou a saída do PL em junho, mas ainda não concretizou a desfiliação. Já Freire foi eleito prefeito de Natal em outubro e a partir de 2025 dará lugar na Câmara à suplente Carla Dickson.

Abaixo de 50%, estão dois deputados bolsonaristas e do PL: General Girão (27%) e Sargento Gonçalves (20%).

O índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta), diminuem o índice. Na média, o alinhamento da bancada federal potiguar com o governo Lula é de 67%.

Senado

Já na outra Casa, foram analisados os alinhamentos dos parlamentares com o governo em 176 votações. A média de acordo com o governo dos três senadores potiguares foi de 65%. 

A mais próxima do governo Lula é Zenaide Maia (PSD), com 91%. Atrás dela surgem Styvenson Valentim (PODE), com 57%, e atrás Rogério Marinho, do PL, com 45%.

Postar um comentário