Sem Walter Alves à reeleição, secretário da Fazenda do RN passou a participar de agendas partidárias e eventos sociais
![]() |
Nome de Cadu Xavier foi colocado à mesa pela cúpula do PT após Walter Alves reiterar que não será candidato à reeleição. Lula já tem conhecimento do novo projeto | Foto: Reprodução |
Por Tulio Lemos e Carol Ribeiro | Diário do RN
Conhecido como Cadu Xavier (PT), um dos fiéis escudeiros do governo Fátima Bezerra (PT) deverá ser o nome do sistema governista ao Governo do Estado em 2026.
A definição por Carlos Eduardo Xavier, atual secretário da Fazenda do Governo Fátima, para a disputa majoritária estadual aconteceu há duas semanas, após sucessivas reuniões que resultaram na aprovação do nome dele pelo próprio Walter Alves (MDB), vice-governador do Estado, Ezequiel Ferreira (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federais do PT. Em agendas partidárias e até em prévias de carnaval, Cadu já confirma seu nome ao Governo do Estado.
A escolha por Cadu, no entanto, aconteceu somente após a desistência de Walter Alves em disputar o cargo, o que vinha sendo mantido nos bastidores.
Walter era o nome cotado pelo PT como natural, já que deverá assumir a cadeira de governador do Estado após a renúncia de Fátima Bezerra para disputar o Senado Federal.
Apesar de ter seu nome como preferência do PT, fato colocado pelos articuladores do partido de Fátima e Lula, Walter manteve a negativa.
A despeito da carreira técnica e da história ao lado de Fátima Bezerra, como articulador da política econômica do Estado, a cúpula entendeu que é preciso agora trabalhar a popularidade de Cadu. Por isso, a ideia é dispor do maior tempo possível para a pré-candidatura e fazer frente à oposição na disputa.
Postar um comentário