Natal destaque; primo rico, primo pobre e mais - Veja coluna desta sexta-feira, 7
![]() |
Cratera aberta na calçada na margem do canal do Baldo | Foto: David Emanuel |
Do Diário do RN
Natal destaque
Os transtornos causados pelas chuvas que caíram nas últimas 24 horas em Natal foram destaque nacional no Bom Dia Brasil. Em um giro, a jornalista Ana Paula Araújo mostrou imagens dos desabamento de árvores, ruas alagadas, o desabamento de uma passagem de pedestres – ponte sobre o Canal do Baldo na Juvenal Lamartine – e a praia de Ponta Negra com a faixa de areia tomada pela água. Ela citou a engorda e a ausência do serviço de drenagem. Lamentável.
*Após o fechamento da coluna, o problema teve destaque maior ainda no Jornal Nacional.
Engorda
A engorda de Ponta Negra ficou em evidência durante o dia inteiro nas redes sociais. Depois que a chuva inundou a praia, a oposição inundou as redes sociais com vídeos, fotos, opiniões e análises. O vereador Daniel Valença relembrou uma CEI que pediu e foi negada, Samanda Alves e Natália Bonavides mostraram depoimentos de comerciantes relatando a dificuldade de trabalhar com a situação.
Silêncio ensurdecedor
Já nos perfis de Paulinho Freire, Joanna Guerra e vereadores governistas, nenhuma palavra sobre os efeitos da chuva na engorda. Até Álvaro Dias, que foi o primeiro a anunciar a finalização da obra, antes mesmo do prefeito, não quis explicar à população sobre o que acontece na praia que passou pela intervenção. Silêncio total.
Sazonal
Fato é que as barracas não conseguem nem se instalar nesse período. Se faz sol e o tempo muda de repente, os barraqueiros tendem a ficar no prejuízo, como já aconteceu nesse mês de janeiro. O funcionamento de Ponta Negra antes dependia da maré, agora depende da chuva.
Redinha
A partir de hoje, os permissionários finalmente vão conseguir atuar no Mercado da Redinha. Neste novo ciclo, 20 comerciantes e demais estabelecimentos permanecem numa prorrogação do Festival Boteco Natal até 9 de março. Depois, os trabalhadores tradicionais da praia voltar a ter que esperar licitação para a concessão de operação do Mercado.
Primo rico, primo pobre
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciou o projeto de implantação de rua coberta inspirado em Gramado (RS). A Monsenhor Tabosa será coberta e terá comércio 24h. Enquanto isso, em Natal, estamos discutindo a (in)conclusão das obras na rua João Pessoa numa Cidade Alta decadente.
Coincidência
De 1986 para cá os prefeitos e prefeitas que administraram Fortaleza são todos de partidos de centro, centro-esquerda ou esquerda. No período, tiveram o comando do Executivo Municipal PT, PMDB, PSB e PDT.
MDB e Solidariedade
Walter Alves não se pronunciou sobre o seu partido compor um bloco com o oposicionista Solidariedade na Assembleia, liderado pelo algoz de Fátima, Luiz Eduardo. Na verdade, a sigla MDB só ocupa uma cadeira no Legislativo estadual de maneira formal. Há muito Adjuto Dias já não compartilha de identificação partidária com o MDB e menos com Waltinho.
Dívidas em Areia Branca
O prefeito de Areia Branca, Souza Neto, disse que encontrou uma dívida de R$ 133,2 milhões na gestão municipal. Mas os dados oficiais no portal do TCE apontam para outro valor. Pelo relatório do Tribunal, o ex-prefeito empenhou 158,8 milhões de reais e pagou 157,2 milhões. Sobraram de restos a pagar R$ 682.316,00. Dados referentes ao 6º bimestre de 2024.
Carnaval
A dívida anunciada por Souza seria quase o orçamento anual do município de Areia Branca, que é de 188,1 milhões de reais. Mesmo anunciando o valor de mais de 130 milhões, Souza não decretou calamidade financeira, disse que ia administrar as dívidas. Em paralelo, prepara carnaval com mais de 20 bandas.
Nepotismo
O MP fez uma recomendação à prefeita de Extremoz: que ela se abstenha de firmar contrato com o vereador Alyson Kleyton Oliveira da Silva ou com quaisquer empresas do parlamentar ou pessoas físicas que tenham parentesco, até o segundo grau, com o prefeito, vice-prefeito, vereadores e servidores sob fins de responsabilização por improbidade administrativa. Para ter recomendação, tem história.
Consenso
A atual reitora da UERN, Cicília Maia, será reeleita em 18 de março. Isso porque a eleição da Universidade acontecerá pela primeira vez na sua história desde a estadualização, em 1987, com chapa única. O período de registro de candidatura se encerrou em dezembro. Cicília foi eleita em 2021 com maioria dos votos nos 3 segmentos: estudantes, professores e técnicos. O único reitor que alcançou igual feito na UERN foi o professor Antônio Gonzaga Chimbinho, primeiro reitor eleito na universidade.
Postar um comentário