quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Nove vereadores de Mossoró são alvos de pedido de cassação

Pelo menos nove vereadores de Mossoró são alvos de diferentes pedidos de cassação em processos movidos na Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral vai julgar ações contra vereadores | Fotomontagem: BSV

Via Blog Saulo Vale: O ex-vereador Marckuty da Maisa (União Brasil) entrou com ação que pode resultar na cassação das vereadoras Marleide Cunha (PT) e Plúvia Oliveira (PT). Ele denunciou a federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) por existência de “candidaturas laranjas”.

Já a ex-candidata a prefeito de Mossoró, Irmã Ceição (PRTB), e o marido e ex-candidato a vice na chapa dela, advogado Edson Lobão (PRTB), moveram uma Ação de Impugnação a Mandatos Eletivos contra os cinco vereadores eleitos pelo PSD: Petras Vinícius, Kayo Freire, Alex do Frango, João Marcelo e Vladimir Cabelo de Negro.

Ceição e Edson alegam que o PSD fraudou a cota de gênero e que, por isso, os votos dados à legenda devem ser anulados.

O casal também entrou com uma Representação Especial Eleitoral contra o vereador Raério Araújo (União Brasil). Nesse caso, eles alegam que o parlamentar teria cometido irregularidades na prestação de contas.

Uma outra ação também foi movida contra o MDB, que pode resultar na cassação do vereador Cabo Deyvison. A acusação também é de fraude na cota de gênero.

Os processos estão em segredo de justiça.

Perda de mandatos

Na legislatura passada três vereadores mossoroenses perderam o mandato por processos que foram iniciados a partir de denúncias de fraude na cota de gênero: Naldo Feitosa (PSC), Lamarque Oliveira (PSC) e Larissa Rosado, à época do PSDB.

Postar um comentário