quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Ufersa e Ministério Público do Trabalho lançam curso sobre assédio nas relações de trabalho

A iniciativa tem o objetivo de promover conhecimento e reflexão acerca das diferentes formas de assédio que podem ocorrer no ambiente profissional

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Ministério Público do Trabalho da 21ª Região, em Mossoró (RN), lança o curso gratuito sobre “Combate ao Assédio nas Relações de Trabalho”, por iniciativa do Observatório dos Direitos Sociais do Semiárido - ODSS, um projeto técnico-científico da universidade.

Dividido em quatro módulos, o curso aborda os seguintes temas: assédio moral, caracterizado por condutas que afetem a dignidade e a integridade psíquica de trabalhadores e trabalhadoras; assédio sexual, que envolve situações de constrangimento e intimidação em busca de favores ou vantagens; assédio eleitoral, que inclui pressões indevidas durante períodos de campanha e votação; e discriminação de gênero, que se manifesta nas relações de trabalho por meio de práticas desiguais e preconceituosas.

Por ser um curso autoinstrucional, a aprendizagem acontece no ritmo de cada pessoa, permitindo que todos e todas possam participar de forma flexível e autônoma. Ao final de cada módulo, atividades avaliativas ajudam a fixar o aprendizado e a estimular a reflexão crítica sobre situações cotidianas de assédio.

A iniciativa tem o objetivo de promover conhecimento e reflexão acerca das diferentes formas de assédio que podem ocorrer no ambiente profissional, contribuindo para a construção de relações mais saudáveis e justas.

Postar um comentário